1º de abril: No dia da mentira, aprenda como não cair em Fake News


01/04/2019 - Fonte: hojeemdia.com.br

O dia 1º de abril é nacionalmente conhecido como o “Dia da Mentira”. Para celebrar a data, já virou tradição contar algumas mentirinhas, ou mesmo pregar peças ingênuas nos familiares, amigos e colegas de trabalho. Mas e quando a brincadeira toma proporções maiores, e passa a representar perigo social? As Fake News podem enganar eleitores, consumidores e até mesmo destruir reputações. 

A Lupa é a primeira agência brasileira especializada na checagem de fatos. Segundo a empresa, algumas dicas simples podem auxiliar na identificação das notícias falsas: 

▶Data de publicação: Recuperar uma informação velha, repaginar e redistribuir o dado como se fosse atual é fácil e muita gente faz. Outra prática comum é compartilhar notícias antigas como se fossem atuais. 

▶Título: construído para fisgar a atenção do leitor, nas notícias falsas, o título pode dizer uma coisa e o conteúdo ser outro. Fique atento! 

▶Verifique o Autor/fonte: Qual é o interesse daquele autor em publicar a informação? De quem você está recebendo o dado? É de alguém que você confia ou vem de um site que você nunca ouviu falar? Quem escreveu possui alguma referência? Questione-se. 

▶Confirme se a URL é de um veículo confiável: O objetivo da fake news é se passar por verdadeira. Para confundir o leitor, o link pode conter o endereço de sites reais. 

▶Desconfie de frases repetidas com dados exagerados: Pense duas vezes antes de acreditar que alguma coisa é a maior ou a menor do mundo. Porcentagens que não são confirmadas por números absolutos podem esconder mentiras. 

Agora que você sabe como identificar uma notícia Fake, compartilhe a informação. Ajude outras pessoas a se informarem de maneira correta.