Corretor imobiliário: use a era da informação ao seu favor


12/11/2013 - Fonte: SOS Consultor

Para o corretor imobiliário, quais o percalços em lidar com uma geração que aprendeu a usar a velocidade da internet para facilitar sua vida em tudo? Se você trabalha na área de corretagem imobiliária, já sentiu as modificações ocorridas pelo advento da era da informação. Além dos programas e sites que se propõem a substituir suas funções, tornou-se muito fácil pesquisar por conta própria informações que facilitem na compra de um imóvel através da internet. A questão é: Como convencer a nova geração de compradores de que os seus serviços são importantes? Caro leitor, a tarefa é complicada, porém você descobrirá que a tecnologia pode deixar de ser uma dura inimiga e se tornar uma forte aliada. 

O que os novos compradores desejam? Se você é corretor imobiliário e quer saber como agradar a nova geração de compradores, concentre-se em três aspectos: agilidade, comodidade e segurança. Vamos falar de cada um separadamente: 

Agilidade: Um dos fatores responsáveis pelo sucesso da internet foi sua velocidade de resposta diante das necessidades dos usuários. É possível encontrar qualquer tipo de informação em questão de segundos, dessa forma qualquer tipo de serviço que não consegue trabalhar em moldes semelhantes têm perdido valor agregado. Sendo assim, se você é corretor imobiliário é hora de repensar seus processos e a forma através da qual atende seus clientes. Quebre a burocracia ao máximo e se concentre em otimizar cada atividade. As pessoas querem respostas simples e rápidas aos seus questionamentos, o que exigirá a eliminação de etapas inúteis ou morosas. 

Comodidade: Outro ponto importante nesse embate é que a internet permite uma navegação ampla sem que o usuário sequer tenha de levantar de sua cadeira. Tudo é acessível e simples. A corretagem imobiliária, obviamente, jamais poderá competir com isso de igual para igual, mas ela pode se esforçar. Conceda ao cliente, na medida do possível, o máximo de comodidade. Estude tudo aquilo que possa facilitar a vida dele e que impeça o seu deslocamento e procure uma forma de conceder. Quanto menos um comprador tiver de sair de casa ou do trabalho, mais satisfeito ele estará. 

Segurança: Essa questão é mais complexa. Ela diz respeito aos caminhos encontrados na internet para que as pessoas conheçam algo antes de adquirir. Existem diversos sites na onde usuários avaliam a qualidade de produtos, serviços e estabelecimentos. Esses canais são extremamente comuns e se tornaram confiáveis para quem tem costume de buscar informações online. Sendo assim, caro corretor imobiliário, o conselho que te dou é: Apareça! Forneça um serviço de qualidade e faça com que todo mundo saiba disso. Aprenda a utilizar o poder viral da internet e leve milhares de pessoas a conhecer aquilo que você tem a oferecer. Torne-se o foco na era da informação.

Conheça seu produto Corretagem imobiliária não é uma área fácil de se atuar. A quantidade e variedade de conhecimentos exigidos é grande, de forma que você vai precisar se atualizar constantemente. Sendo assim esteja informado sobre tudo aquilo que afeta seu desempenho e estude cada empreendimento a fundo: Localização, dimensões, histórico, arquitetura etc. Esteja com cada aspecto na ponta da língua, pois atualmente as chances de o seu cliente conhece-los são bem grandes. Fazendo da tecnologia uma aliada Além das estratégias apresentadas, saiba que a melhor forma de agradar a nova geração é fazer com que ela crie identificação com sua forma de trabalho. Alie suas funções com recursos tecnológicos e procure um lugar na internet. Anuncie, debata, instigue. Mostre porque o fator humano jamais será superado por um computador e converta os efeitos colaterais da era da informação em benefícios para os seus serviços.