Implantação de Sistema e Gestão Digital na Ivan Negócios Imobiliários


18/11/2022 - Fonte: Kurole

A Ivan Negócios Imobiliários é uma das maiores imobiliárias do interior do Brasil em volume de locações. Para gerenciar esta operação gigantesca eles investem continuamente em tecnologia e escolheram o KSI (Kurole Sistema Imobiliário) como o sistema de gestão imobiliária mais adequado a realidade da empresa. Conversamos com o Paulo Ferreira, diretor de tecnologia da Ivan Negócios, para saber sua opinião sobre o processo implantação do KSI e a importância da transformação digital para imobiliárias.

Kurole – Paulo, nos conte um pouco sobre a Ivan Negócios, essa gigante do mercado imobiliário.

Paulo Ferreira - Somos uma imobiliária que está no mercado desde 1980, com 42 anos de mercado. Atualmente temos 10.200 imóveis alugados, com quase cinco mil proprietários e todos os envolvidos nesses contratos somam hoje mais de 50 mil pessoas.

Atualmente temos cerca de 180 funcionários diretos e indiretos, são quatro unidades de negócios, em breve abriremos uma quinta unidade e uma nova sede na cidade de Uberlândia.

Qual o grande motivo de se investir num sistema digital?

Eu penso que o investimento hoje em tecnologia ele é o básico, mas eu considero tecnologias que estão baseadas num tripé que envolve pessoas, processos e a tecnologia em si. Nós temos investido em pessoas e processos, e agora, para se adequar e poder digitalizar o mercado imobiliário, estamos investindo bastante em tecnologia. Nós tínhamos um sistema há mais de 25 anos, e agora estamos mudando para o KSI para adequar para as novas tecnologias com o objetivo de digitalizar toda a imobiliária.

Sobre a implantação do KSI, conte um pouco das suas impressões.

Com relação à implantação do KSI na Ivan Negócios, está sendo bastante confortável para mim, talvez nem tanto para os usuários, que sempre uma mudança gera um desconforto, mas confesso que eu imaginei que o desconforto seria maior, mas com o apoio que a KSI tem nos dado diariamente e quase que 24h por dia, esse processo está sendo bem tranquilo, sem nenhum desconforto que não possa ser contornado. Eu penso que o apoio que tem nos dado, com a tecnologia que vocês têm hoje e a maturidade que o sistema tem hoje, tem colaborado para isso.

Sobre o acompanhamento presencial na imobiliária, isso ajuda no processo?

Com relação ao apoio eu te digo que ele é essencial para a condução dessa migração de sistema, porque não é simplesmente desinstalar um software e instalar outro, tem toda a questão de processos, treinamento, aculturar o usuário e estar perto do usuário. Então eu fico confortável em dizer que sem o apoio, tanto remoto quanto presencial que foi nos dado, seria impossível fazer esta migração sem o conforto que nós temos vivido.

Qual o diferencial que você identificou no KSI para fazer esta troca?

Incialmente eu avaliei 3 ou 4 softwares, o KSI foi o que se aproximou mais da realidade e do volume de negócios da Ivan, que eu consigo fazer quase todos os processos com pouca customização. Nos demais softwares que eu avaliei o tempo de customização seria mais extenso, o que iria demorar mais para a implantação. Então num primeiro ponto é que o sistema esta mais aderente com o nosso negócio, a tecnologia embarcada e a equipe que foi colocada para poder fazer essa implantação.

Outro fator que eu considerei na avaliação das empresas é com relação ao custo. O KSI não tinha o melhor custo se eu for avaliar o lado financeiro, mas quando você passa a analisar o custo-benefício, foi colocada a KSI em primeiro lugar.

Eu particularmente penso que nessa análise eu não tenho que ver o lado financeiro somente, eu parto do critério técnico e em segundo lugar o critério financeiro. Não adianta eu ter um software mais barato, mas que não me atenda, que não me ajuda a otimizar processos dentro da empresa, porque ao longo do ciclo de todo o processo com o software mais barato eu posso estar gastando mais.

Outro ponto interessante que eu vejo com o pessoal da Kurole, o apoio que se tem não é somente no software, mas é com relação ao negócio em si da imobiliária. Não adianta nada eu ter pessoas que desenvolvem um sistema, seja para qualquer segmento e para o mercado imobiliário não é diferente, mas ele não entende do negócio imobiliário. Então outro diferencial que eu posso apontar e chancelar é com relação ao conhecimento do negócio imobiliário, o que ajuda muito no resultado do software.

Tem que conhecer o negócio, para mim o principal é vivenciar o negócio, até mesmo para sugerir uma mudança de processo, que pode até estar relacionada a alguma tela ou alguma parte do sistema.

Outro ponto importante com relação à tecnologia embarcada é a possibilidade de integrações com outros parceiros. Nesse processo de implantação nós integramos o KSI ao parceiro de Chatbot, então há integrações com plataformas de BI, seguros, então essa abertura que se tem ela é fantástica para o nosso mercado e pela tecnologia embarcada possibilita uma velocidade nesse processo que o mercado demanda hoje em dia.