Veja dicas de como se planejar para realizar a reforma de fim de ano


24/11/2014 - Fonte: Ribeirão Preto Online

Nos últimos meses do ano, muita gente aproveita o momento para realizar a tão sonhada reforma da casa. Além da chegada do 13º salário, existem inúmeros fatos que contribuem positivamente para isso, como as férias, a preparação para as festas de fim de ano e as grandes promoções do varejo. Pensando nisso, a arquiteta Maria Aparecida da Cunha, consultora da multiespecialista em construção e reforma Telhanorte, elaborou uma série de dicas para planejar a reforma de fim de ano sem neuras e com economia. 

Definição de prioridades e etapas da reforma. De acordo com a arquiteta, definir as prioridades é a primeira etapa do planejamento da reforma. “Com o pouco tempo para o fim do ano, fica difícil realizar uma obra completa no imóvel. Por isso, é fundamental definir quais são as prioridades da casa, de preferência, investindo em mudanças na parte de acabamento, como uma pintura, a troca ou sobreposição de revestimentos”, explica Maria. Além disso, a especialista ressalta que é preciso realizar a reforma por etapas, um cômodo de cada vez, para que essa fase não se torne um transtorno para os moradores da casa. 

Previsão de gastos e tempo

Ao definir a reforma que será realizada, a arquiteta sugere listar os gastos previstos, visando assegurar que o projeto não exceda o orçamento disponível e, assim, evitando possíveis interrupções na reforma. Adicionalmente, Maria ressalta: “É preciso fazer uma somatória geral do que será gasto, considerando mão de obra, material e, sobretudo quanto tempo há disponível para a reforma, que deverá ser alinhado com o profissional responsável”. 

Mão de obra 

A peça-chave para obter o resultado esperado da reforma é a contratação de um profissional qualificado e de confiança. Por isso, a arquiteta orienta que antes de contratá-lo, é fundamental obter referências com amigos ou familiares de trabalhos anteriores. “Outro fator importante é negociar o preço fechado do serviço. Assim, o cliente garante que a obra seja concluída no período estipulado e evita possíveis desentendimentos e excessos financeiros”, acrescenta a especialista. Materiais de construção A escolha dos materiais de construção é uma etapa importante na hora de reformar a casa. “Nessa época do ano, grandes homecenters realizam promoções e oferecem facilidades de pagamento para o consumidor. Por isso, é fundamental que o cliente pesquise e avalie o melhor custo x benefício, levando em consideração também se o material se adéqua às metragens do espaço”, orienta a especialista. 

Outro ponto importante a ser considerado na reforma é o cálculo da metragem e a quantidade de produtos que serão utilizados. Por isso, a especialista aconselha que a lista de produtos seja feita juntamente com o profissional responsável, que poderá indicar os materiais adequados para o tipo de reforma proposta, além de evitar o desperdício e o gasto desnecessário. “Hoje em dia, também já é possível obter a quantidade específica de materiais de construção utilizados na obra por meio de aplicativos, que ajudam o consumidor a calcular, por exemplo, a quantidade necessária de pisos, revestimentos e tintas. No site da Telhanorte é possível realizar todos estes cálculos, com nível de detalhe técnico”, acrescenta Maria. 

As calculadoras da Telhanorte estão disponíveis na página www.telhanorte.com.br/calculadoras. Aproveitando o bom momento para reformas, a Telhanorte realiza 13ª edição de sua maior campanha do ano, a Granfeira, com mais de 5 mil produtos em oferta em todos os setores da loja, como pisos, metais, louças, tintas e iluminação. A Granfeira reforça proposta de negócio da empresa: oferecer às famílias a melhor solução para construir, reformar e manter seus lares.